Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao das alteracoes morfologicas e quimicas do esmalte, dentina e cemento apos a tecnica de clareamento interno com diferencas agentes clareadores.

Processo: 07/58668-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Marcia Carneiro Valera Garakis
Beneficiário:Amanda Costa Corocher
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Clareamento de dente   Peróxido de hidrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clareamento Dental | Peroxido De Hidrogenio

Resumo

A proposta deste estudo será avaliar em microscopia eletrônica de varredura e espectometria de energia dispersiva as alterações morfológicas e químicas no esmalte, dentina e cemento após o clareamento interno, com peróxido de hidrogênio 35% e 37%, perborato de sódio e associações. Serão selecionados 72 incisivos laterais bovinos que após abertura coronária terão suas raízes cortadas no sentido horizontal, a 5 mm da junção amelo-cementária. Será confeccionado um tampão com cimento de ionômero de vidro selando a entrada do canal. Os dentes serão divididos em 6 grupos (n=12): grupo 1: dentes clareados com gel de peróxido de hidrogênio 35%; grupo 2: dentes clareados com gel peróxido de hidrogênio 35% + perborato de sódio; grupo 3: dentes clareados com gel de peróxido de hidrogênio 37%; Grupo 4: dentes clareados com gel peróxido de hidrogênio 37% + perborato de sódio; grupo 5: perborato de sódio + água e grupo controle: água deionizada. Os agentes clareadores será aplicados preenchendo a câmara pulpar, até 2 mm da margem cavo superficial, o material clareador protegido com pedaços de filtro de papel e as cavidades serão seladas. Os dentes serão mantidos por 7 dias em estufa microbiológica a 37ºC e umidade relativa 100%. O selamento coronário será removido, a câmara pulpar lavada com água deionizada e cada fragmento será preparado para análise por microscopia eletrônica de varredura e espectrômetro de energia dispersiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)