Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do consumo de "iogurte" de soja fermentado com enterococcus faecium e suplementado com calcio na prevencao do cancer de colon em ratos.

Processo: 04/07364-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Elizeu Antonio Rossi
Beneficiário:Katia Sivieri
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias do cólon   Iogurte   Enterococcus faecium   Soja
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Colon | Enterococcus Faecium | Iogurte | Microorganismos Probioticos | Soja

Resumo

Várias estudos têm sido conduzidos no sentido de demonstrar as propriedades funcionais do "iogurte" de soja fermentado com o Enterococcus faecium e o Lactobacíllus jugurti, particularmente as de redução do colesterol, estimulação do sistema imunológico e inibição do câncer de mama. O objetivo deste projeto é de verificar a influência desse "iogurte" de soja no desenvolvimento do câncer de cólon induzido quimicamente em ratos. Para tanto, serão constituídos 6 grupos de animais: 1. animas sadios que não serão induzidos quimicamente e não receberão o produto fermentado (controle); 2. animais com câncer de cólon induzido quimicamente e que não receberão o produto fermentado (controle positivo);3. Animais com câncer de cólon induzido quimicamente e que receberão o produto fermentado; 4. animais com câncer de cólon induzido quimicamente e que receberão o produto fermentado suplementado com cálcio; 5. animais com câncer de cólon induzido quimicamente e que receberão o produto placebo; 6. animais com câncer de cólon induzido quimicamente e que receberão o cultivo puro de E. faecium + L. jugurti. Será realizada a sobrevivência gastrointestinal do E. faecium pelo isolamento e identificação utilizando técnicas tradicionais de microbiologia e a confirmação do microrganismo isolado por PCR, análises histológicas dos tumores e avaliação das respostas imune. Os resultados serão analisados pela Anova e teste de Tukey. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)