Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um bioprocesso de produção do fator VIII em biorreator utilizando células humanas em suspensão: escala laboratorial

Processo: 08/51505-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Dimas Tadeu Covas
Beneficiário:Kamilla Swiech Antonietto
Instituição-sede: Hemocentro de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14247-6 - Center for Research on Cell-Based Therapy, AP.CEPID
Assunto(s):Hemofilia A   Fator VIII   Mamíferos

Resumo

A produção de fator VIII (FVIII) recombinante em células de mamíferos representa uma alternativa segura para o tratamento de indivíduos portadores de Hemofilia A. Atualmente no Brasil, o tratamento destinado aos hemofílicos é realizado com fatores (VIII e IX) purificados a partir do plasma de indivíduos normais, estratégia que apresenta desvantagens como risco de infecções virais e alta demanda de plasma de doadores sangüíneos normais. O objetivo principal deste projeto de pós-doutorado é desenvolver um bioprocesso de produção de fator VIII recombinante, em escala laboratorial, em biorreator utilizando uma linhagem celular de hepatócito humano que possibilite a obtenção de altas quantidades do produto recombinante. Primeiramente a linhagem celular será adaptada para o crescimento em um meio livre de soro apropriado e, em seguida, para o crescimento em suspensão em pequena escala (frascos de cultura estáticos e frascos spinner, respectivamente). Após definição de um meio de cultura adequado e adaptação ao crescimento em suspensão, serão realizados escalonamentos inicias em frascos spinner de diferentes volumes e, finalmente, cultivos em biorreator (1,3 - 3L) para a obtenção de dados cinéticos da célula e de produção do fator VIII recombinante. Ao longo do presente trabalho a produção e a qualidade biológica da proteína será avaliada utilizando técnicas como PCR em Tempo Real, Western blotting, determinação da atividade da proteína e também, alternativamente, quantificação via ELISA. Para a realização da pesquisa será utilizada a estrutura do Laboratório de Transferência Gênica da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, que possui experiência consolidada na expressão do fator VIII recombinante em diferentes linhagens celulares utilizando diferentes tipos de vetores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SWIECH, KAMILLA; KAMEN, AMINE; ANSORGE, SVEN; DUROCHER, YVES; PICANCO-CASTRO, VIRGINIA; RUSSO-CARBOLANTE, ELISA M. S.; NETO, MARIO S. A.; COVAS, DIMAS T. Transient transfection of serum-free suspension HEK 293 cell culture for efficient production of human rFVIII. BMC Biotechnology, v. 11, NOV 24 2011. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.