Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao fenotipica e gama de hospedeiros de uma nova xanthomonas patogenica a cana-de-acucar.

Processo: 01/12092-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Éder Antônio Giglioti
Beneficiário:Elaine Spíndola Mantovani
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Xanthomonas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biolog Microplate | Cana-De-Acucar | Falsa Estria Vermelha | Xanthomonas

Resumo

Desde 1995, uma Xanthomonas diferente de todas as outras já descritas atacando cana-de-açúcar tem sido constantemente associada com a nova doença da cana-de-açúcar falsa estria vermelha. Atualmente, apesar de estar amplamente disseminada pela região canavieira do centro-sul do Brasil, não foi observada em outros países. Está sendo conduzido no Laboratório de Fitopatologia Molecular e Engenharia Genética do CCA/UFSCar, com auxílio da FAPESP, vários estudos para determinar a posição taxonômica, a diversidade genética e desenvolver métodos de diagnose para esta nova bactéria. Visando auxiliar a determinação da posição taxonômica e possíveis hospedeiros alternativos, o presente projeto de iniciação científica tem como objetivos a caracterização fenotípica e determinação da gama de hospedeiros de Xanthomonas sp. agente causal da falsa estria vermelha. No primeiro caso, 10 isolados da bactéria da falsa estria vermelha serão comparados com todas as espécies de Xanthomonas já descritas, quanto à utilização de 95 diferentes fontes de carbono, através do uso de microplacas Biolog GN. A gama de hospedeiros será determinada através da obtenção e manutenção de diversas espécies de gramíneas em casa-de-vegetação para posterior inoculação com Xanthomonas sp. Após a inoculação, o aparecimento de sintomas será monitorado em cada planta. Isolamento em meio DYGS será utilizado para detectar a presença da bactéria nas plantas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELAINE SPINDOLA MANTOVANI; DANYELLE CRISTINE MARINI; ÉDER ANTÔNIO GIGLIOTI. Gramíneas hospedeiras de Xanthomonas sp., agente causal da falsa estria vermelha da cana-de-açúcar. Summa Phytopathologica, v. 32, n. 2, p. 124-130, . (01/12092-0)