Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de telescópios como ferramenta no ensino de física

Processo: 06/50601-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Instrumentação Astronômica
Pesquisador responsável:Rosa Maria Fernandes Scalvi
Beneficiário:Gustavo Iachel
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Telescópios   Observatórios   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construcao De Telescopio | Ensino De Astronomia | Observacoes Astronomicas | Telescopio Cassegrain | Telescopio Newtoniano

Resumo

Este projeto pretende abordar o ensino de física, dando ênfase principalmente aos conteúdos de óptica, através da construção de um telescópio do tipo Cassegrain, com relação focal f/D = 12,5. Depois de construído o aparelho será utilizado por alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Bauru, incentivando a descoberta das maravilhas do universo, observando a Lua, o Sol, os planetas e seus satélites e explorar o universo sideral com suas nebulosas, aglomerados, etc. Para cada uma das etapas da construção serão preparados materiais de apoio didático, como vídeos, animações, fotografias e apresentações multimídias relacionando a etapa de construção em questão com os fenômenos físicos que podem ser abordados, como por exemplo, interferência, difração, formação de imagens em espelhos esféricos, aberrações cromáticas, análises de curvatura de espelhos através do teste de Focault, etc. Na fase de observações astronômicas serão explorados temas como astronomia de posição, fases da lua, estações do ano, ocorrência de eclipses, formação de marés, características dos planetas de nosso sistema solar e evolução dos telescópios. Com isso pretendemos abordar o ensino de astronomia de forma prática, incentivando os alunos de ensino médio a se interessarem pela investigação cientifica de inúmeros fenômenos e também proporcionando ao aluno de iniciação cientifica conhecimento prático na execução de suas futuras atividades como professor do ensino médio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)