Busca avançada
Ano de início
Entree

As figuras complexas de rey: um estudo normativo em escolares de diferentes niveis socio-culturais.

Processo: 01/06747-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Sonia Regina Pasian
Beneficiário:Ligia Pagliuso
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Normas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Figuras Complexas De Rey | Nivel Socio Cultural | Normas

Resumo

Devido ao reduzido número de pesquisas brasileiras sobre os instrumentos psicológicos frequentemente utilizados, o presente estudo tem por objetivo desenvolver uma investigação inicial normativa com o Teste das Figuras Complexas de Rey. Considerando-se também a necessidade técnica de se relativizar estes padrões normativos de desempenho em indivíduos com diferentes níveis de estimulação sócio-cultural, o presente estudo objetiva ainda avaliar possíveis interferências sócio-culturais no desempenho das Figuras Complexas de Rey em crianças de baixo e médio-alto nível sócio-cultural. Serão estudadas 120 crianças de 9 e 10 anos, do ensino fundamental, sem qualquer história de tratamento neurológico e/ou psicológico, sem dificuldades acadêmicas e/ou cognitivas, sendo o primeiro subgrupo constituído por escolares da rede pública de ensino (nível sócio-econômico baixo), e o segundo com alunos da rede particular (nível sócio-econômico médio-alto). O material a ser utilizado será a Escala Especial das Matrizes Progressivas de Raven para controle do nível cognitivo dos participantes e as Figuras Complexas de Rey. As técnicas psicológicas serão aplicadas e avaliadas conforme procedimento padrão previsto em seus respectivos manuais. Os resultados serão analisados individualmente, tentando-se compor o conjunto de dados específico a cada subgrupo avaliado, comparando-os através de procedimentos estatísticos adequados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)