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A afetividade na adolescencia: indices defensivos e de agressividade em diferentes contextos socio-culturais.

Processo: 02/00135-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Sonia Regina Pasian
Beneficiário:Nicole Medeiros Guimarães
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Agressividade   Adolescência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescencia | Agressividade | Avaliacao Psicologia | Staxi

Resumo

Dentro de uma perspectiva de otimização do desenvolvimento humano e diante da necessidade de ampliação do conhecimento sobre a elaboração da impulsividade, sobretudo da agressividade na adolescência contemporânea, este estudo tem por objetivo avaliar indicadores psicodinâmicos das vivências afetivas e dos mecanismos adaptativos internos de adolescentes normais de diferentes realidades sócio-econômico-culturais (baixo e alto nível sócio-econômico - NSE). Para tanto, serão avaliados 120 adolescentes, de ambos os sexos, de 17-18 anos, sem história prévia de transtornos sensoriais, cognitivos e/ou psiquiátricos, provenientes de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto (SP). Serão utilizados como instrumentos avaliativos: um roteiro de entrevista semi-dirigida (história do desenvolvimento pessoal e familiar), o Teste de Inteligência Não Verbal (INV-forma C), o Inventário de Expressão da Raiva Traço-Estado (STAXI) e o Questionário Desiderativo. Estas técnicas psicológicas serão aplicadas e avaliadas conforme procedimento padrão previsto em seus respectivos manuais. Os resultados-serão analisados procurando-se caracterizar a vivência afetiva, as formas defensivas e o nível de elaboração da agressividade nos adolescentes avaliados. Os dados dos diferentes subgrupos serão submetidos à análise estatística apropriada, almejando-se verificar possíveis efeitos sócio-culturais e do sexo sobre a vivência afetiva dos adolescentes. (AU)

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