Busca avançada
Ano de início
Entree

Ritmo e a expressão como recurso terapêutico ocupacional em idosos institucionalizados e seus efeitos sobre os sintomas depressivos.

Processo: 08/07015-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Tiberio Araujo
Beneficiário:Carolina Cangemi Gregorutti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia ocupacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Idosos institucionalizados | Terapia Ocupacional | Terapia Ocupacional

Resumo

Investigar a influência de procedimentos terapêuticos de baixo custo na atenção a uma população é de suma importância. Nessa perspectiva, este projeto de iniciação científica tem por objetivo avaliar os efeitos da aplicação da dança juntamente com a música para idosos, visando identificar em que medida e extensão o ritmo e a expressão como recursos terapêuticos ocupacionais contribuem para tratamento de sintomas depressivos. A pesquisa de campo será conduzida por meio de entrevistas com 8 idosos, moradores de uma instituição asilar do município de Marília-SP. Para possibilitar aos idosos uma nova ocupação que poderá contribuir para prevenir ou aliviar esses sintomas que a idade acarreta, propomos a alternativa de usar a expressão e o ritmo como atividades terapêuticas no cuidado a essa população. A análise e discussão dos dados levantados serão feitos com base nos conceitos, abordagens e instrumentos próprios da Terapia Ocupacional. Na coleta de dados serão utilizados dois instrumentos: - O Exame do Estado Mental (MEEM), teste cognitivo, e a Escala de Depressão em Geriatria (GSD), validada e adequada a esta pesquisa.Pretende-se então, o encontro da arte com a terapia ocupacional, onde o ritmo e a expressão, atuarão na interface arte e saúde permitindo aos idosos com sintomas depressivos a possibilidade de descobrir suas tendências de movimentos, aprendendo a valorizá-las e expandi-las, enfrentando limitações e preconceitos quanto à sua auto-imagem, em um processo constante de auto-desafio e descoberta do movimento nas artes e na vida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)