Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao hemodinamica e do indice bispectral de cadelas anestesiadas com midazolam e cetamina associados a medetomidina ou dexmedetomidina e submetidas a ovario-salpingo-histerectomia.

Processo: 07/55554-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Paulo Do Nascimento Junior
Beneficiário:Fernando de Almeida Soares
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia   Dexmedetomidina   Anestesia   Cães

Resumo

Várias associações fundamentadas em fármacos dissociativos administrados em dose única têm sido utilizadas na anestesiologia veterinária e consideradas, sob o ponto de vista da praticidade, como eficientes, porém, muitas vezes incapazes de promover grau adequado de hipnose e analgesia necessário para a realização do procedimento cirúrgico. Serão estudadas cadelas submetidas à cirurgia de ovário-salpingp-histerectomia (castração) anestesiadas com midazolam e cetamina associados à dexmedetomidina ou medetomidina. A hipótese é de que a dexmedetomidina administrada em infusão contínua permite a realização de laparotomia e cirurgia de castração em condições de hipnose e estabilidade cardiocirculatória adequadas, como verificado anteriormente em técnica anestésica semelhante, mas com o emprego de medetomidina. Os animais serão submetidos a um pré-tratamento com a administração de levomepromazina e buprenorfina. Após 15 minutos, aplicar-so-á a cetamina na dose de 5,0 mg/kg e o midazolam na dose de 0,2 mg/kg, pela via venosa, para indução da anestesia. Imediatamente após a indução da anestesia, iniciar-se-á a administração contínua, por um período de 30 minutos, de midazolam na dose de 0,4 mg/kg/h e cetamina na dose de 20 mg/kg/h, associados a dexmedetomidina ou medetomidina, como segue: Grupo Dexmedetomidina: administração de dexmedetomidina na dose de 20 mcg/kg/h, por um período de 30 minutos; Grupo Medetomidina: administração de medetomidina na dose de 30 mcg/kg/h, por um período de 30 minutos. Os momentos nos quais serão avaliadas variáveis hemodinâmicas e o índice bispectral serão: M0-controle (antes da medicação pré-anestésica); M1 - 15 minutos após a administração da medicação pré-anestésica; M2 -10 minutos após a indução da anestesia e intubação orotraqueal; M3 -10 minutos após M2, coincidentemente a tração, pinçamento e remoção das vísceras; M4 - final da cirurgia e término da administração dos fármacos. (AU)