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A construção de ambientes inclusivos na Educação Infantil. Subprojeto I: crianças do Jardim I e profissionais de apoio

Processo: 05/60145-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Marie Claire Sekkel
Beneficiário:Raquel Zanelatto Alves da Silva
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Educação infantil   Deficiente físico   Crianças com deficiência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia | Educacao Inclusiva | Educacao Infantil | Preconceito

Resumo

Este projeto tem como foco a construção de ambientes inclusivos, que promovam a superação das barreiras que dificultam a inclusão de pessoas deficientes na educação infantil. O objetivo principal desta pesquisa é identificar os determinantes para a construção de ambientes inclusivos, que permitam criar referências para o avanço da educação inclusiva. O conceito de ambiente inclusivo amplia o foco da discussão sobre a forma de inclusão de crianças deficientes em pré-escolas regulares, para a forma de inserção dos professores, dos profissionais de apoio (secretaria, cozinha, limpeza e portaria), da equipe técnica, das crianças, dos pais e da comunidade no processo educacional escolar. Este sub-projeto está relacionado com outros dois que serão desenvolvidos concomitantemente na mesma instituição. Este será desenvolvido em uma escola municipal de educação infantil (EMEI), que tenha experiência no atendimento de crianças deficientes, numa turma de Jardim I (4 anos) e com funcionários de apoio. A metodologia proposta está organizada em quatro momentos: observação das rotinas dos profissionais de apoio e crianças do Jardim I, levantamento de registros, entrevistas com os professores e com as crianças e discussões entre os estagiários dos três projetos. Espera-se que os resultados permitam indicar de que modo as dificuldades internas e externas podem ser identificadas e trabalhadas, no processo de inclusão. (AU)

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