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Estudo do comportamento de acos de emprego aeronautico (acos tipo sae 4340), sob diferentes condicoes de tratamentos termicos.

Processo: 03/04286-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 15 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Carlos de Moura Neto
Beneficiário:Fernando Arandiga Mendes
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensaios mecânicos   Tratamento térmico   Metalurgia física   Propriedades mecânicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensaios Mecanicos | Fadiga De Metais | Metalurgia Fisica | Propriedades Mecanicas | Tratamentos Termicos

Resumo

O presente trabalho propõe-se a aplicar tratamentos térmicos em aços ABNT 4340, de uso aeronáutico (trens de pouso de aeronaves), com o objetivo de melhorar as seguintes propriedades: resistência à fadiga e resistência ao desgaste, prioritariamente, e ainda, aumentar o limite de resistência sem perda acentuada da ductilidade, e a dureza superficial. As alternativas para melhorar as propriedades do material estão centradas em realizar tratamentos térmicos específicos (intercríticos e isotérmicos), de modo a formar uma microestrutura multifásica, controlando o tamanho de grão, fração volumétrica e morfologia das fases, como forma de aumentar o limite de resistência e a vida em fadiga do material base, sem perda significativa da ductilidade. Os tratamentos propostos melhoram significativamente a qualidade, a durabilidade e fornecem a segurança adequada a este importante componente aeronáutico. Considerando a competitividade do mercado internacional, este desenvolvimento tecnológico e sua aplicação vêm agregar valor a este produto da indústria aeronáutica brasileira. (AU)

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