Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao dos receptores n-methyl-d-aspartate (nmda) sobre a concentracao plasmatica de vasopressina durante a endotoxemia.

Processo: 05/50655-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Evelin Capellari Cárnio
Beneficiário:Eliana Patricia Pereira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/11766-0 - Controle neuroquímico da temperatura corporal, AP.TEM
Assunto(s):Vasopressinas   Lipopolissacarídeos   Endotoxemia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Choque Endotoxemico | Endotoxemia | Lps | Mk-801 | Vasopressina

Resumo

A sepse é uma das causas de morte mais freqüente em unidades de terapia intensiva, sendo caracterizada por vasodilatação arteriolar e periférica, tendo como resultados a diminuição da resistência vascular, aumento da frequência cardíaca, hipotensão e inadequada perfusão sanguínea em resposta a produtos baderianos. A vasopressina (AVP) é um hormônio que atua produzindo vasoconstrição, contribuindo assim, para a manutenção da pressão arterial durante estímulos hipotensores e também durante a endotoxemia. A existência de receptores N-Mthyl-D-Aspartate (NMDA) em neurônios magnocelulares do núcleo supraótico e núcleo para vêntricular, e sua ativação causado por estímulos osmóticos, sugerem uma possível participação destes receptores na regulação da secreção de AVP. O MK- 801 (antagonista de receptores NMDA), reduz a concentração de AVP depois de estímulos osmóticos sugerindo que os receptores NMDA atuem modulando e/ou facilitando q aumento da liberação de AVP pela neurohipólise depois de estímulos osmóticos. Assim sendo, o objetivo deste estudo será avaliar a participação dos receptores NMDA na regulação sobre a concentração plasmática de AVP durante a endotoxemia induzida pela administração de lipopolissacarideo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)