Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacao entre o oxido nitrico e os neuropeptideos na modulacao do remodelamento vascular e na expressao de nnos nas celulas do epitelio bronquico em modelo de asma experimental.

Processo: 04/14257-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério
Beneficiário:Guilherme Zwicker da Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico   Inflamação crônica   Remodelação vascular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epitelio Bronquico | Inflamacao Cronica | L-Name Cronico | Nnos | Oxido Nitrico | Remodelamento Vascular

Resumo

Nossos resultados prévios demonstraram que neste modelo de inflamação crônica de vias aéreas ocorre remodelamento de vias aéreas, sendo este processo atenuado pela depleção de neuropeptídios. O tratamento crônico com L-NAME aumenta a deposição de colágeno na parede das vias aéreas distais, e reverte o efeito do tratamento com capsaicins nesta resposta. Além disso, a administração de L-NAME em animais sensibilizados induziu extravasamento sanguíneo importante no parênquima pulmonar: Também observamos que ocorre um aumento da expressão de nNOS no epitélio brônquico induzido pela inflamação crônica de vias aéreas e também pela depleção de neuropeptídios, sugerindo interação entre estes mediadores. Desta forma, este projeto visa avaliar o papel do óxido nítrico e dos neuropeptídios no remodelamento vascular e também avaliar os efeitos do tratamento crônico com L-NAME na expressão de nNOS no epitélio brônquico. Para tanto, utilizaremos animais com inflamação crônica de vias aéreas com depleção de neuropeptídios e tratamento crônico com inibidor de NO. Os cortes pulmonares serão submetidos à coloração para detecção de nNOS nas células do epitélio brônquico das vias aéreas a e para leitura de fibras colágenas e elásticas na parede dos vasos sanguíneos. As leituras serão realizadas no analisador de imagens por meio de densidade óptica. Serão avaliadas aproximadamente de 8-10 via aéreas ou vasos por campo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)