Busca avançada
Ano de início
Entree

A representacao do tempo wayana atraves da lingua.

Processo: 99/08607-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Eliane Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Wayana   Línguas indígenas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Categoria Gramatical | Etno-Linguistica | Grupo Caribe | Lingua Indigena | Wayana

Resumo

Este estudo traz como interesse o entendimento da categoria do aspecto-tempo em wayana, através de representações cognitivas. Os Wayana (da família caribe) distinguem a noção de fatos realizados da dos fatos não realizados. Essa interpretação descarta o uso da noção canônica de 'passado', 'presente' e 'futuro'. Esta última está diretamente ligada à modalidade (volição, intenção), enquanto que as duas primeiras estão relacionadas ao estado, processo e evento. Entender o tempo wayana através da categoria aspecto-temporal, formalmente tratada, requer igualmente um entendimento da representação cognitiva que o grupo tem da noção temporal. Através das especificidades da estrutura da língua que traduzem igualmente a visão cognitiva (e epistêmica), pode-se captar o pensamento wayana. Para isso, a teoria da Gramática Aplicativa e Cognitiva será empregada para o presente estudo. A interdisciplinaridade proposta pelo Projeto Temático enfatiza a contribuição entre etnologia/lingüística como também com a arqueologia e outras áreas paralelas como a biologia para o meio ambiente. No que tange a lingüística indígena, através da descrição, ela pode contribuir ao entendimento da trajetória dos diferentes grupos da região e da ligação sócio-cultural. Esse trabalho interdisciplinar contribui igualmente à reflexão à adaptação de programas educacionais compatíveis com as diferenças culturais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)