Busca avançada
Ano de início
Entree

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À ESCOVAÇÃO DO TITÂNIO cp COM DIFERENTES DENTIFRÍCIOS

Processo: 07/08096-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Ricardo Faria Ribeiro
Beneficiário:Rafael Baldo Beluti
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dentifrícios   Próteses e implantes   Escovação dentária   Titânio   Rugosidade superficial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dentifrício | escovação | Rugosidade superficial | titânio | Prótese

Resumo

Todas as restaurações executadas num tratamento reabilitador deverão ser higienizadas na boca, e isso implica na utilização da escovação diária. Materiais restauradores podem sofrer degradação mecânica devido à ação abrasiva do dentifrício e esta ação, em longo prazo, pode ser problemática porque favoreceria o acúmulo de biofilme e aumento da liberação de partículas metálicas associadas à toxicidade. O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da escovação, utilizando diferentes dentifrícios comerciais, sobre o titânio cp. Serão obtidos corpos-de-prova em forma de pastilhas com 20 mm de diâmetro e 3mm de espessura. Anteriormente à realização dos ensaios de abrasão os corpos-de-prova serão embutidos em anel de PVC utilizando resina acrílica autopolimerizável e submetidos a polimento metalográfico utilizando lixas de granulação 180, 320, 400, 600, 1200, 1500 e 2000, para perfeita planificação da superfície. Em seguida serão polidos em pano especial para polimento de titânio, utilizando uma solução OPS + H2O2 30%. Será obtida a rugosidade superficial do disco metálico. O ensaio de escovação será realizado num equipamento desenvolvido na Oficina do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP com velocidade de 240 ciclos/min e curso de 10mm, resultando na velocidade de 80mm/s para o ensaio. Após a realização do ensaio, os corpos-de-prova serão removidos, secos, e novamente será obtida a rugosidade superficial. O número de corpos-de-prova e o número de ciclos de escovação serão determinados no plano piloto e os dados obtidos analisados com teste estatístico apropriado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)