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Fadiga em juntas rebitadas de material composto glare.

Processo: 03/00058-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Waldek Wladimir Bose Filho
Beneficiário:Guilherme Fernandes
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga   Juntas rebitadas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fadiga | Glare | Juntas Rebitadas | Laminados Fibro-Metalicos

Resumo

O estudo objetiva a avaliação do desempenho de juntas rebitadas confeccionadas com o fibro-metálico denominado Glare, quando submetidas a carregamento alternado ou em fadiga. O comportamento mecânico destas juntas será posteriormente comparado ao de juntas rebitadas de chapas de alumínio, amplamente utilizadas na indústria aeronáutica. Intenciona-se, futuramente, comparar os resultados obtidos àqueles determinados em juntas geradas pelo processo de colagem, em juntas tipo mistas, bem como verificar o desempenho das juntas Glare sob espectro de carregamento em vôo (fadiga de amplitude variável ou aleatória). Os resultados dessa pesquisa serão potencialmente aplicáveis à certificação de resistência e tolerância a danos de estruturas e componentes fabricados com laminados híbridos fibro-metálicos de aeronaves comerciais, cuja maximização da relação potência/peso é sempre o objetivo primordial. A monitoração dos danos introduzidos nas juntas rebitadas durante o carregamento alternado será inicialmente feita por observação óptica direta, sendo que, futuramente o acompanhamento em tempo real da evolução dos danos de fadiga deverá ser conduzida por intermédio de ensaios não destrutivos. Este trabalho também inclui a análise de falhas das juntas já completamente rompidas, utilizando-se nesta tarefa técnicas fractográficas de microscopia eletrônica de varredura (MEV). (AU)

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