Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia comparada de padroes de atividade no estudo de "opilioes pachylinae epigeos" e cavernicolas "opiliones gonyleptidae".

Processo: 01/03770-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Sergio Antonio Vanin
Beneficiário:Sonia Maria Marques Hoenen
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/04686-4 - Biologia comparada de insetos e aracnídeos com ênfase em grupos com representantes cavernícolas, AP.TEM
Assunto(s):Biologia comparada   Sistemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Comparada | Padrao De Atividade | Sistematica | Troglomorfismo

Resumo

O meio subterrâneo é um ambiente singular, apresentando características típicas e estáveis. Dentre os artrópodes cavernícolas, os opiliões representam um taxon importante para ser estudado em termos de biologia comparada, uma vez que inclui espécies com diferentes graus de relação com o ambiente subterrâneo. São conhecidas 5 espécies de opiliões restritas ao ambiente cavemícola (chamadas troglóbias), sendo que 3 delas são representantes da subfamília Pachylinae (Gonyleptidae). Em geral, os troglóbios apresentam modificações típicas relacionadas ao isolamento na caverna, como redução de olhos e pigmentação. Dentre estas, uma característica pouco estudada é o padrão rítmico. O objetivo deste estudo é comparar os padrões de atividade de opiliões epígeos e cavernícolas, principalmente da subfamília Pachylinae, e utilizar essa informação na reconstrução da evolução das características rítmicas associadas ao hábito cavemícola. A atividade dos opiliões será registrada continuamente e os dados analisados de forma a detectar a existência de ritmos e, nesse caso, serão determinados parâmetros rítmicos. Através da análise desses dados serão definidos os estados dos caracteres e respectiva polarização baseando-se no método do grupo externo. Depois os caracteres serão mapeados e otimizados nas filogenias disponíveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)