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O teatro de hilda hilst a partir do estudo da peca as aves da noite.

Processo: 08/54012-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo
Beneficiário:Mariana França Soutto Mayor
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dramaturgia   Teatro brasileiro   Gêneros teatrais   Filosofia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dramaturgia | Filosofia | Generos Teatrais | Hilda Hilst | Teatro Brasileiro

Resumo

A pesquisa tem como objetivo estudar a dramaturgia de Hilda Hilst, escrita entre os anos de 1967 a 1969. Serão analisadas mais profundamente a forma e o conteúdo do texto teatral As Aves da Noite; e, a partir desse estudo, será criada uma teia de relações com suas outras sete obras teatrais: "O Verdugo", "O Auto da Barca do Camiri", "O Novo Sistema", "O Visitante", "O Rato no Muro", "A Possessa (ou A Empresa)" e "A Morte do Patriarca". Essa teia de relações será formada a partir do texto As Aves da Noite, pois esta peça é aquela na qual mais se encontra elementos fundamentais que também estão presente nos outros sete textos. Esses elementos são, resumidamente, o uso de uma linguagem poética, o rompimento da ação dramática, a ocorrência freqüente de personagens não-individualizados, a presença constante de um poder totalitário esmagando qualquer tentativa de superação de realidade. Além disso, há a ausência de um espaço e tempo definidos e o fato de todas as suas personagens buscarem através de um conhecimento externo, um sentido para a existência. Não se pode esquecer que Hilda Hilst escreveu suas peças sob a ditadura militar, fazendo com que sua obra também tenha um caráter político muito forte. Dessa maneira, estamos tratando de um texto com duas bases temáticas: filosófica e política; e por isso, a autora usa de elementos formais distintos, como o dramático, épico, trágico e lírico. (AU)

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