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Desenvolvimento de material didatico on-line para o ensino de fisioterapia respiratoria: modulo ventilacao mecanica.

Processo: 06/01965-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Beneficiário:Mariana Tiyo Ito
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Respiração artificial   Fisioterapia   Ensino   Internet
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino | Fisioterapia | Internet | Ventilacao Mecanica | Fisioterapia

Resumo

A tecnologia, por meio de internet e multimídia, vem sendo atualmente utilizada na educação em geral. Em relação ao ensino online, há estudos que apontam vantagens – tais como facilidades para atualização do conteúdo, acesso à informação de vários locais e a qualquer hora disponível do aluno – e outros que indicam um aumento significativo de aprendizado, se comparado com o ensino tradicional. Todavia existem poucos trabalhos na literatura sobre essa nova metodologia de ensino na área de ventilação mecânica, e nenhum que a aplique especificamente para Fisioterapia. Esta, entretanto, vem ganhando importância na área respiratória, sendo sua presença exigida nas unidades de terapia intensiva (UTI) pela portaria número 3.432 do Ministério da Saúde. Conhecimentos adequados sobre ventilação mecânica podem diminuir o período de internação nas UTI e as complicações respiratórias. O objetivo deste estudo é desenvolver e avaliar a eficácia de um material didático online referente à ventilação mecânica, fornecendo ao fisioterapeuta formação básica na área respiratória. Os voluntários serão alunos de Fisioterapia da Universidade de São Paulo (USP), com a disciplina relativa à parte respiratória concluída, e fisioterapeutas formados cursando a especialização Fisioterapia em Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas de São Paulo. Eles serão divididos em grupo teste, o qual será permitido o acesso ao material didático por 15 dias, e o grupo controle, o qual terá o acesso bloqueado. A eficácia desse material será verificada através da aplicação de prova com questões de múltipla escolha, que deverá ser feita por todos antes do acesso ao material didático e após os 15 dias de acesso. As respostas serão analisadas por meio de estatística descritiva e o teste de t-Student, com nível de significância p<0,05.

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