Busca avançada
Ano de início
Entree

Projetos bem sucedidos de Educação Moral: em busca de experiências brasileiras (região noroeste do estado de São Paulo)

Processo: 09/07368-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Raul Aragão Martins
Beneficiário:Livia Camargo Bini
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Educação moral   Desenvolvimento moral   Ética (filosofia)   Valores sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação de Valores | Educação Moral | escola | Ética | valores morais | Desenvolvimento moral

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar e descrever experiências bem sucedidas de Educação Moral ou Educação em Valores Morais (ou éticos) em escolas públicas de ensino fundamental e médio do noroeste paulista. Essas experiências serão coletadas a partir de questionários aplicados aos professores, coordenadores e junto às Secretarias de Educação. Num primeiro momento, com uma questão aberta, consideraremos como "bem sucedidas" aquelas experiências que assim forem selecionadas, representadas e descritas pelos participantes da pesquisa. Num segundo momento, mas no mesmo questionário, através de questões fechadas e abertas e da análise das respostas dos expositores, examinaremos as experiências descritas à luz de critérios extraídos da literatura atual sobre Educação Moral. Buscaremos examinar as finalidades, meios, procedimentos, os participantes, os alcances, resultados, modos de avaliar e duração dessas experiências, assim, como outros aspectos mais específicos da Educação Moral e em Valores Éticos. Investigaremos, ainda, os limites de tais experiências buscando saber o que dificulta a sua aplicação e os aspectos contextuais e regionais que marcam e personalizam cada situação descrita. Finalmente, selecionaremos algumas experiências que se destacaram como especialmente bem sucedidas para visitá-las, de forma a descrevê-las mais profundamente e em função dos contextos culturais e regionais em que aconteceram. Posteriormente, faremos entrevistas com propositores e participantes das experiências. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)