Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação da aterogênese induzida pela exposição crônica à poluição veicular: estudo em controladores de tráfego da cidade de São Paulo.

Processo: 09/14771-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Lucia Bueno Garcia
Beneficiário:Bruno Chiesa Gouveia Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição ambiental   Aterosclerose   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aterosclerose | Ecic | Espessura da camada íntima da carótida | Marcadores de Atividade Inflamatória | Pcr | Poluição Ambiental | Clinica Medica

Resumo

Esse trabalho pretende analisar qual a relação entre a exposição crônica à poluição ambiental e o desenvolvimento da doença aterosclerótica. Para tal, recrutaremos 120 indivíduos que trabalham diariamente nas ruas da cidade de São Paulo como controladores de tráfego e que, portanto, são mais expostos à poluição veicular, e mediremos a espessura da camada intima da carótida (ECIC), um marcador não invasivo, bem estabelecido, amplamente utilizado na literatura e que é considerada representativa da doença aterosclerótica sistêmica. Para quantificar a exposição à poluição de cada indivíduo, utilizaremos o tempo de trabalho nas ruas como controlador de trafego, em anos, o que sintetiza de maneira clara e compreensiva tanto a noção quantitativa como a cumulativa da poluição. Além disso, pesquisaremos secundariamente se existe relação entre a exposição crônica e marcadores de atividade inflamatoria, fator considerado chave para o desenvolvimento da placa aterosclerótica e que já tem relação aguda com exposição a poluentes descrita na literatura. Trata-se de um estudo transversal cujos dados serão analisados por modelos de regressão linear, contendo como variáveis dependentes a ECIC e os marcadores de atividade inflamatoria. Os resultados serão controlados para idade, índice de massa corpórea e tabagismo passivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)