Busca avançada
Ano de início
Entree

O trabalho do professor na sala regular e na sala de reforço: como as prescrições estatais afetam o trabalho do professor

Processo: 10/07993-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Horta Nogueira
Beneficiário:Ana Claudia Farnocchi Santos.
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Trabalho docente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:sucesso e fracasso escolar | Trabalho Docente | trabalho prescrito | Formação de Professores

Resumo

O presente projeto pretende compreender as condições que configuram o trabalho do professor, com o objetivo de analisar as relações entre as prescrições oficiais, trabalho e autonomia docente, produção do fracasso escolar, e de identificar como os professores da sala regular e da sala de reforço incorporam (ou não) e renormalizam as prescrições oficiais tendo em vista a organização do trabalho pedagógico. Para tanto, retoma as contribuições da abordagem da ergonomia do trabalho, que propõe a noção do "ensino como trabalho" (Bronckart, 2004; Machado, 2004) e dos estudos acerca da produção do fracasso escolar (Patto, 1996; Proença, 2002; Sawaya, 2002). A coleta de dados será realizada através de procedimentos de observação, entrevista e análise documental, em uma escola de ensino fundamental da rede estadual de ensino no município de Ribeirão Preto, junto à sala do 3º ano do ensino fundamental e da sala de reforço para a qual são encaminhados os alunos desta mesma sala. Dessa forma, pretende-se levantar dados para a discussão acerca do ensino como trabalho, tendo em vista as relações entre as prescrições oficiais, a autonomia do professor em seu trabalho e a produção do fracasso escolar nas instituições de ensino.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)