Busca avançada
Ano de início
Entree

Como o professor compreende as diferencas individuais: um estudo sobre as concepcoes de desenvolvimento psicologico e a intervencao pedagogica.

Processo: 07/55589-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Horta Nogueira
Beneficiário:Leilane Aparecida Do Valle Gusmão
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Pedagogico | Pratica Pedagogica | Sucesso E Fracasso Escolar

Resumo

Diversos estudos têm evidenciado a existência de práticas que explicam as diferenças de rendimento escolar a partir de distúrbios de aprendizagem, naturalizando a idéia do fracasso escolar como fracasso do indivíduo. No trabalho pedagógico desenvolvido em grande parte das escolas estão presentes formas de avaliação pautadas em princípios de "normalidade e naturalização", como se existisse uma relação direta entre dificuldade na escola e deficiência. Esta visão tem sido muito questionada, a partir do deslocamento do eixo da discussão do aluno para o conjunto de ações pedagógicas do âmbito histórico-social. De acordo com Vygotsky (1984) a boa aprendizagem é aquela que se adianta ao desenvolvimento, deste modo, os professores devem auxiliar os alunos a desenvolverem aquilo que sozinhos não conseguiriam, intervindo na zona de desenvolvimento proximal. Embora exista esta evidência empírica, outros estudos apontam que para haver uma revolução dos conceitos dominantes é necessário que a noção de "desvio" ultrapasse a leitura/interpretação do patológico e compreenda-o como a manifestação da diversidade inerente ao ser humano (Amaral, 1996). Dadas essas considerações, este estudo tem como objetivo analisar aspectos intra-escolares que constituem a prática escolar e o processo de ensino-aprendizagem, a fim de compreender como esses fatores influem no desempenho escolar dos alunos para o sucesso ou fracasso. A pesquisa empírica será desenvolvida em duas instâncias. No primeiro momento serão observados e registrados em diário de campo, aspectos da intervenção pedagógica de uma professora que atua em uma 2º série. Em um segundo momento, a partir de nossa inserção neste contexto, pretendemos realizar entrevistas com a professora e os alunos da sala para identificar as implicações das concepções sobre desenvolvimento psicológico da criança, a singularidade humana, diferenças de rendimento escolar. Com a reflexão e análise dos dados pretende-se contribuir para a discussão acerca da singularidade humana e do desenvolvimento psicológico, a fim de melhor circunscrever como esses aspectos influenciam para o sucesso ou fracasso escolar dos alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)