Busca avançada
Ano de início
Entree

Elementos analiticos para modelagem de escoamento em aquiferos alongados com fronteiras irregulares.

Processo: 06/57242-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Edson Cezar Wendland
Beneficiário:José Anderson do Nascimento Batista
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Águas subterrâneas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aguas Subterraneas | Modelagem Regional

Resumo

A unidade territorial da gestão de águas subterrâneas, segundo a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97), é a bacia hidrográfica. No entanto, muitas vezes, a bacia hidrográfica ocorre sobre uma região que possui extensão menor que aquela em que ocorrem os escoamentos subterrâneos: os aqüíferos. Em decorrência disso, novos instrumentos metodológicos têm facilitado a abordagem de águas subterrâneas sobre diversas bacias. O Método de Elementos Analíticos (AEM) possibilita a modelagem de regiões com fronteiras abertas, eliminando a necessidade de utilização de contornos topográficos, porque mantém as: condições de domínio contínuo, utilizando sobreposição de soluções analíticas. O Método foi recentemente estendido para aplicações cujos domínios possuem forma de faixa, que caracterizam, por exemplo, as áreas de afloramento do Aqüífero Guarani. Entretanto, a formulação proposta exige a retificação do domínio, impondo simplificações geométricas. O objetivo deste trabalho é obter uma formulação para os elementos do Método de Elementos Analíticos e implementá-la computacionalmente, estendendo sua potencialidade para domínios com geometria irregular. Para isso, é necessário utilizar técnicas computacionais de transformação de domínio desenvolvidas recentemente a fim de obter a formulação dos Elementos Analíticos de acordo com a transformação desejada. A extensão do AEM a domínios longos irregulares produzirá uma ferramenta para a modelagem de águas subterrâneas capaz de abordar extensas faixas de afloramento de aqüíferos de maneira eficiente, representando, ainda, de modo desejável a geometria desses domínios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, JOSE ANDERSON N.; WENDLAND, EDSON; SCHULZ, HARRY E.. Analytic element modelling for strip aquifers. Hydrological Processes, v. 26, n. 8, p. 1254-1262, . (06/57242-2)