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Uma nova proposta de ensino da psicoacustica aplicada a audiologia.
Processo: | 06/07018-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2007 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2007 |
Área de conhecimento: | Ciências da Saúde - Fonoaudiologia |
Pesquisador responsável: | Wanderleia Quinhoneiro Blasca |
Beneficiário: | Fulvia Eduarda da Silva |
Instituição Sede: | Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil |
Assunto(s): | Audiologia Educação a distância |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Audiologia | Ensino A Distancia | Tele Educacao | Audiologia |
Resumo Uma das condições essenciais para a reforma do setor saúde é a formação e educação permanente da força de trabalho, que deve estar preparada para enfrentar mudanças constantes e para acompanhar produtivamente o acelerado avanço científico e tecnológico da sociedade contemporânea. Nesse sentido, o processo educativo, em todos os seus níveis, integrando ensino, investigação e prática, torna-se um elemento estratégico. Com a evolução tecnológica, novas formas de comunicação foram incorporadas pelo sistema de transmissão de informações e conhecimento. Assim aconteceu com o rádio até o satélite de transmissão, passando pelo computador e, mais recentemente, com a Internet, o sistema de comunicação que, desde 1989, com Berners-Lee, passou a interligar os computadores do planeta, abrindo as comportas do conhecimento humano, difundindo-o mundialmente sem discriminação de cor, raça, ideologia, riqueza ou religião. A esta metodologia de difusão do ensino, utilizando meios de transmissão cuja fonte encontra-se à distância, sem a presença obrigatória do mestre, denominou-se de Educação a Distância (EAD). Educação a Distancia, hoje, apresenta um grande potencial para o desenvolvimento de novas competências e habilidades num mundo de constantes mudanças. Criar e desenvolver atividades educacionais interativas representa criar mensagens para um novo paradigma de aprendizagem, no qual o aluno, ao invés de ouvir a mensagem e assimilar, interage ativamente com a tecnologia, chegando-se a conclusão de que, pedagogicamente, esse material precisa ser diferente daqueles utilizados nos sistemas presenciais(9)A Educação à Distância, para a formação de fonoaudiólogos em exercício de docência, elimina fronteiras espaço-temporais e propicia um sistema flexível de educação, de acordo com as novas correntes educativas centradas na educação aberta, possibilitando-lhe uma formação personalizada nos conteúdos estudados, escolhidos em função das exigências que lhe são feitas na docência. Especificamente em relação a Audiologia, há a preocupação, durante o curso de graduação, de proporcionar uma boa formação profissional, uma vez que o atendimento ao paciente, realizado de forma adequada, influenciará no diagnóstico e no prognóstico favorável. Contudo, hoje, precisamos repensar na efetividade e na abrangência dos métodos de ensino existentes nessa área. Assim, esse projeto pretende criar um programa de educação a distancia utilizando como instrumento o cybertutor em Audiologia, com conteúdo direcionado aos dispositivos eletrônicos aplicados a surdez, mais especificamente, sobre o Aparelho de Amplificação Sonora Individual, verificando sua efetividade no aprendizado do aluno, como também, a aceitação e viabilidade do programa proposto. | |
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