Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos processos educativos de trabalhadores e equipes de saúde e de enfermagem: características, levantamento de necessidades e resultados esperados

Processo: 06/51274-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:MARINA PEDUZZI
Beneficiário:Paula Cruz Eiras
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção à saúde   Recursos humanos em saúde   Pessoal de saúde   Educação continuada   Capacitação profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equipe De Cuidados De Saude | Recursos Humanos Em Saude

Resumo

A pesquisa tem o objetivo de identificar, analisar e classificar os processos educativos de trabalhadores de enfermagem em um hospital universitário. Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa com base no quadro teórico-conceitual do processo de trabalho de enfermagem, trabalho em equipe, educação permanente em saúde e educação continuada, que será realizada em um estabelecimento com o serviço de Educação Continuada (EC) reconhecidamente bem estruturado. A coleta de dados será realizada com a aplicação de dois questionários cujas variáveis permitem caracterizar o perfil dos trabalhadores, das equipes de enfermagem e dos processos educativos realizados no período de um ano (2005), e através de entrevistas com enfermeiros do serviço de EC da instituição. Os dados coletados com a aplicação dos questionários serão armazenados em banco de dados, analisados e classificados segundo as variáveis estudadas e o referencial teórico e as entrevistas serão transcritas, editadas e analisadas para caracterização do serviço de EC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)