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Estudo do efeito do amortecimento na modelagem de estruturas flexiveis por elementos finitos.

Processo: 05/01667-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:João Antonio Pereira
Beneficiário:Thiago Caetano de Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Amortecimento   Análise dinâmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amortecimento | Analise Dinamica | Elementos Finitiso | Identificacao Modal | Mecânica dos Sólidos

Resumo

Atualmente, as exigências de capacidade de trabalho e velocidades de operação dos equipamentos estão cada vez maiores, dessa forma na análise e desenvolvimento de projetos mecânicos a obtenção do comportamento dinâmico do modelo é de suma importância, tanto para a avaliação das condições de operação, como indíces de desempenho e segurança do mesmo. O comportâmento dinâmico estrutural do sistema pode ser obtido utilizando método dos Elementos Finitos (EF) ou a análise modal experimental. Entretanto, para que o analista tenha certeza que o modelo estrutural, obtido numericamente (EF) representa adequadamente o sistema real, é necessário a comparação deste com dados experimentais. Um aspecto crucial na comparação desses modelos é o efeito do amortecimento, uma vez que na modelagem por EF, geralmente, o amortecimento não é considerado e pode comprometer a obtenção de modelos numéricos representativos. A formulação e estratégias de como alguns modelos de amortecimento podem ser incorporados no modelo numérico foram estudados e implementados em trabalhos prévios realizados pelo orientador, utilizando um software próprio de EF, denominado PROMU. A proposta específica deste trabalho é estudar os tipos de amortecimento e possibilidades de análise disponíveis no software comercial ANSYS e comparar os resultados com os resultados do PROMU e com dados experimentais. Posterior- mente, adaptar o método de ajuste do PROMU no software ANSYS para ajustar as variáveis do modelo de amortecimento.

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