A explosão do cibermundo: velocidade, comunicação e (trans)política na civilização...
Memória gráfica paulistana: estudos exploratórios sobre tipografia e identidade
Processo: | 03/04149-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2003 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 2004 |
Área de conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual |
Pesquisador responsável: | Solange Maria Bigal |
Beneficiário: | Tomas Guner Sniker |
Instituição Sede: | Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil |
Assunto(s): | Semiótica Informação Linguagem Cibercultura |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cibercultura | Desenho Industrial | Desing | Informacao | Linguagem | Semiotica |
Resumo Nos últimos anos o Desenho Industrial, identificado por Lucrécia D'ALéssio Ferrara como Signo Icônico Utilitário, vê-se dividindo a predominância com um signo outro, desta feita identificado por Solange Bigal como: Signo Inutilitário Remático(SIR). Este signo, com características nitidamente pós-modernas, é capaz de levar o seu intérprete, por meio de inferências associativas a produzir informação. Isto se deve à relação qualitativa existente entre o signo e o interpretante, Tal relação abre o signo a uma multiplicidade de interpretações, ou seja; potencializa a participação do intérprete na produção de significados. Solange Bigal coloca o conceito de Design, enquanto qualidade; este signo destitui assim, a noção única e exclusivamente industrial do Design. Ou seja, nestes termos, segundo a autora há diferença entre o Design pós-moderno e o Desenho Industrial, de origem moderna. Tomando como características do período contemporâneo, as modificações e transformações inferidas dos meios digitais, principalmente pela grande rede de comunicações possibilitada pela WWW e dos processos de virtualização. Esta pesquisa propõe estudar o Design pós-moderno, em sua incidência como SIR, como fenômeno de linguagem em meio ao ciberespaço e aos vários interpretantes subjacentes a ele. Pois, embora o SIR seja apresentado como uma proposição atual acerca do Design, sua manifestação junto ao ciberespaço ainda não foi devidamente analisada. (AU) | |
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