Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise estrutural do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Processo: 06/59449-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria da Graça Mello Magnoni
Beneficiário:Carlos Henrique Demarchi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)   Avaliação da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acesso A Universidade | Avaliacao Nacional | Enem | Exames Nacionais | Programa Avaliativo | Sistemas De Avaliacao

Resumo

O presente projeto pretende efetuar uma análise de diversos aspectos do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, com o objetivo de valorizar o conhecimento científico e divulgar esse sistema de avaliação. No contexto abrangido pelo fim da década de 90, o ENEM, exame que visa auto-avaliar os alunos ao final da escolaridade média e servir de acesso ao nível superior é cada vez mais procurado pelos alunos que concluem esse nível de ensino. No entanto, falta por parte dos meios jornalísticos uma divulgação mais aprofundada e detalhada acerca da abrangência dessa avaliação nacional na sociedade. Baseado numa prova que avalia as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos ao término da educação básica, o ENEM retoma os conteúdos aprendidos no universo escolar, correlacionando-os com a realidade vivenciada por cada aluno. Levar o conhecimento à sociedade e esclarecer os aspectos que perpassam o exame sob a ótica jornalística compõem os princípios deste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)