Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao das condicoes operacionais de fornos de campanha da industria do petroleo utilizando a fluido dinamica computacional.

Processo: 01/10881-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:José Roberto Nunhez
Beneficiário:Bruno Abdalla de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Coque   Indústria do petróleo   Petróleo   Equilíbrio de fases
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coque | Equilibrio De Fases | Industria Petrolifera | Petroleo | Tubo

Resumo

Este projeto estuda os fenômenos que ocorrem em tubos de forno de campanha em indústria petrolífera, levando-se em consideração a transferência de calor, de massa e momento, sem mudança de fase. Dependendo das condições operacionais (temperatura e velocidade do fluido) pode haver a formação de coque dentro dos tubos, sendo que seu depósito nas paredes dos tubos pode levar a paralisação da produção industrial, aumentando os custos operacionais da empresa. A literatura mostra que a formação de coque pode estar relacionada com o estudo de equilíbrio de fases, podendo existir apenas uma fase (petróleo) ou duas fases (petróleo + coque), dependendo das condições operacionais dos fornos de campanha. Por isso a análise dos perfis de velocidade e de temperatura são importantes para determinar tais condições que evitem a formação de coque. Será estudada que a formação, de coque a partir da deposição de asfaltenos de acordo com a utilização de subcomponentes principais determinados pela metodologia de separação S.A.R.A (saturados, aromáticos, resinas e asfaltenos). As equações diferenciais resultantes das equações de transferência de calor, massa e movimento serão resolvidas através de Métodos Numéricos, permitindo a análise das condições operacionais que não permitem a formação de coque. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)