Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito da variação sazonal sobre a capacidade termogênica em morcegos

Processo: 06/59107-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Ariovaldo Pereira da Cruz-Neto
Beneficiário:Maria Camila Almeida
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filostomideos | Morcego | Temperatura | Termogenese | Variacao Sazonal

Resumo

Animais endotérmicos possuem a capacidade de manter a temperatura corporal elevada através da geração de calor interno relutante do metabolismo basal e mecanismos de termogênese por tremor (TT) e sem tremor (TST). Experimentalmente, a capacidade termogênica de um animal é medida através da determinação da taxa metabólica máxima (TMM), a qual reflete a soma da taxa metabólica basal e processos de TT e TST. Os mamíferos exibem diferentes mecanismos para sobreviver aos diferentes ambientes térmicos e as variações sazonais, ajustando os componentes da capacidade termogênica. Do ponto do vista termorregulatório, os morcegos são considerados animais endotérmicos de pequeno porte, e exibem uma variedade de padrões termorregulatórios. Embora, a TMB e biologia termorregulatória em morcegos tenha sido objeto de estudos prévios, a capacidade termogênica máxima não foi estudada nesses animais. As espécies da família Phyllostomidae, têm ampla distribuição no Brasil, sendo comuns na região sul-sudeste, onde, apesar do clima ser classificado como tropical, apresenta variações sazonais significativas tanto de temperatura ambiente e precipitação. Sendo assim, o objetivo do presente projeto será testar a hipótese de que a capacidade termogênica máxima em morcegos da família Phyllostomidae sofre alterações sazonais, sendo maior nas estações mais frias, secas e de baixa produtividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, MARIA CAMILA; CRUZ-NETO, ARIOVALDO P.. Thermogenic capacity of three species of fruit-eating phyllostomid bats. Journal of Thermal Biology, v. 36, n. 4, p. 225-231, . (07/50642-8, 06/59107-5)