Busca avançada
Ano de início
Entree

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO PIRETRÓIDE PERMETRINA (ingrediente ativo do Advantage® Max3, Bayer) NAS GLÂNDULAS SALIVARES DE FÊMEAS DE CARRAPATOS Rhipicephalus sanguineus (LATREILLE, 1806) (ACARI: IXODIDAE)

Processo: 09/13859-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:Elen Fernanda Nodari
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação   Permetrina   Toxicidade   Glândulas salivares   Carrapatos   Rhipicephalus sanguineus

Resumo

Os carrapatos são artrópodes ectoparasitas de grande importância médico-veterinária, uma vez que provocam lesões nos hospedeiros, além de transmitirem agentes patogênicos. Nesse grupo, a espécie Rhipicephalus sanguineus se destaca por sua ampla distribuição em todos os continentes e por parasitar, principalmente, o cão doméstico, cujos danos se refletem no homem.As glândulas salivares dos Ixodidae são órgãos vitais para o sucesso biológico deste grupo, pois apresentam grande diversidade de funções, como a produção de substâncias necessárias à fixação e à alimentação dos ectoparasitas. Assim, a presença desses órgãos e sua atuação nos hospedeiros dão hoje a estes parasitas o "status" de um dos mais importantes grupos dentro dos Arthropoda. O principal método de controle desses ectoparasitas é o uso de acaricidas químicos que apresentam inconvenientes por serem dispendiosos e causarem danos ao meio ambiente e à saúde pública. Para o controle do carrapato R. sanguineus o principal acaricida utilizado é a base do princípio ativo permetrina (Advantage® Max3, Bayer), um piretróide com ação neurotóxica. Porém, dados sobre a influência deste acaricida em outros sistemas do carrapato, como o glandular e o reprodutor, são ainda escassos.Assim, com base no acima exposto, o presente trabalho terá por objetivos analisar os efeitos da permetrina nas glândulas salivares de fêmeas semi-ingurgitadas de carrapatos R. sanguineus, por meio da aplicação de técnicas morfológicas e histoquímicas, a fim de fornecer informações que poderão auxiliar no desenvolvimento de novos métodos de controle desses ectoparasitas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)