Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos morfológicos, histológicos e ultra-estruturais do sistema reprodutor feminino de carrapatos da espécie Boophilus microplus (Canestrini, 1887) (Acari: Ixodidae)

Processo: 02/09071-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:Kelly Cristina Saito
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução animal   Carrapatos   Boophilus microplus   Oócitos

Resumo

Nos Acaris, estão os carrapatos da espécie Boophilus microplus que merecem destaque pela sua importância no campo veterinário pelo fato do mesmo ser parasita do boi, e vetor do protozoário do gênero Babesia, causador da doença denominada Tristeza Parasitária Bovina. Este trabalho enfocará os aspectos morfológicos, histológicos, histoquímicos e ultra-estruturais do sistema reprodutor feminino do Boophilus microplus, a fim de auxiliar futuramente no controle imunológico desse parasita. Para o estudo histológico o material será preparado e incluído em resina Leica; posteriormente serão utilizadas as técnicas histoquímicas de Azul de Toluidina, Azul de Bromofenol, Azul do Nilo e PAS para a detecção respectivamente de elementos ácidos, proteínas, lipídios e polissacarídeos; para o estudo ultra- estrutural, as técnicas de Microscopia Eletrônica de Varredura detectarão a ultra-morfologia dos ovários e a Microscopia Eletrônica de Transmissão auxiliará para um melhor entendimento da organização celular e biologia dos ovócitos desses animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)