Busca avançada
Ano de início
Entree

Linfadenite caseosa ovina: etiologia, avaliacao do diagnostico citologico e perfil de sensibilidade aos antimicrobianos em linhagens do corynebacterium pseudotuberculosis.

Processo: 09/53315-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcio Garcia Ribeiro
Beneficiário:Alexandra Frey Belotta
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:C Pseudotuberculosis | Diagnostico Microbiologico | Doencas Infecciosas Animais | Linfadenite Caseosa | Ovinos | Veterinaria Preventiva

Resumo

A linfadenite caseosa em ovinos determina graves prejuízos com a depreciação da pele e lã, diminuição na produção de came e leite, e morte de animais. A doença possui etiologia multifatorial, principalmente bacteriana. Corynebacterium pseudotuberculosis biovar ovis é o principal agente causal da linfadenite caseosa em ovinos. No entanto, Staphylococcus sp, Streptococcus sp, Mannheimia haemolytica, enterobactérias e outros actinomicetos também podem provocar linfadenite em ovinos. C. pseudotuberculosis pertence aos actinomicetos aeróbicos, grupo complexo de bactérias patogênicas em medicina veterinária, que inclui Rhodococcus equi, Nocardia sp e Dermatophilus. C. pseudotuberculosis geralmente fica restrito aos linfonodos externamente palpáveis. No entanto, pode disseminar-se para linfonodos e órgãos internos, levando a abscessos em pulmão, rins, linfonodos e outros órgãos, culminando com a morte dos animais. A bactéria ó refratária aos tratamentos com antimicrobianos convencionais, em virtude da indução de piogranulomas. O cultivo microbiológico ó o método mais prático e fidedigno no diagnóstico. Nos últimos anos, tem sido implementado a citologia aspirativa com agulha fina - CAAF à admissão de ovinos nas exposições "rankeadas" no estado de São Paulo, visando impedir a entrada de animais com linfadenite pela bactéria. O presente estudo pretende avaliar a citologia e a etiologia bacteriana, a partir do material aspirado por CAAF de 100 ovinos com linfadenite. Com controle serão utilizados 100 linfonodos internos (normais) de ovinos colhidos em abatedouros. Os isolados de C. pseutuberculosis serão submetidos ao perfil "in vitro" de sensibilidade microbiana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MÁRCIO G RIBEIRO; ALEXANDRA F BELOTTA; MARTA C FERNANDES; RAFAEL GUENA; GERALDO DE NARDI JÚNIOR; GUSTAVO H.B LARA; ROGÉRIO GIUFFRIDA; THIAGO DE O ZAMPROGNA. Citologia aspirativa no diagnóstico da linfadenite em ovinos. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 31, n. 10, p. 839-843, . (09/53315-3)