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Estrategias de enfrentamento utilizadas pelo adolescente com diabetes mellitus tipo 1.

Processo: 06/56761-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Elaine Buchhorn Cintra Damião
Beneficiário:Leticia Rosa de Oliveira Fabri
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus tipo 1   Adolescentes   Doença crônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescente | Diabetes Mellitus Tipo 1 | Doenca Cronica | Enfermagem Pediatrica

Resumo

O adolescente com diabetes mellitus do tipo 1 pode enfrentar a situação de doença de maneira mais ou menos eficaz, dependendo das estratégias de enfrentamento que ele utiliza para lidar com o diabetes. Desse modo, a importância do enfrentamento da doença na adolescência reside no fato dos estressores serem percebidos de maneiras diferentes dos adultos e porque alguns adolescentes podem ainda não estar completamente habilitados a lidar com o estresse provocada pela doença. Porém, estudos têm sugerido que adolescentes podem ser beneficiados ao aprender estratégias de enfrentamento para lidar com a situação de doença de modo mais satisfatório. Desse modo, propusemo-nos a realizar um estudo exploratório e qualitativo, tendo como objetivo: Identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por adolescentes na experiência de ter diabetes mellitus tipo 1. Utilizaremos como referencial teórico e metodológico o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados respectivamente. Farão parte do estudo adolescentes de 12 a 18 anos que tenham diabetes diagnosticado há pelo menos 1 ano. Os dados serão coletados em ambulatórios de dois hospitais de ensino, após aprovação dos respectivos Comitês de Ética, através de entrevistas semi-estruturadas áudio-gravadas. A análise seguirá os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados, segundo Glaser & Strauss (1967). (AU)

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