Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da taxa de blastocisto de embrioes da raca nelore produzidos in vitro com a adicao de igf-i ao meio de cultivo na ausencia ou presenca de soro fetal bovino.

Processo: 07/58961-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Ciro Moraes Barros
Beneficiário:Cíntia Fernandes da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Gado Nelore   Vírus da imunodeficiência felina   Blastocisto   Bovinos   Embrião
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Blastocisto | Bovino | Embriao | Fiv | Igf I | Nelore

Resumo

Dentre as biotecnologias aplicadas à reprodução, a produção in vitro de embriões (PIV) é a que mais tem se destacado no Brasil, tornando-o o número um do mundo na transferência de embriões produzidos in vitro. Vários estudos têm sido realizados na tentativa de aumentar as taxas de blastocisto produzidos in vitro. Para melhorar tais taxas, alguns fatores de crescimento têm sido adicionados aos meios de cultivo como, por exemplo, o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF). Os meios tradicionalmente utilizados contêm soro fetal bovino (SFB), rico em fatores de crescimento, porém ele tem causado alterações no desenvolvimento embrionário. Além disso, os meios de cultivo que contém SFB ou albumina sérica bovina (BSA) são preparados e purificados a partir de produtos derivados sangüíneos e apresentam risco de contaminação por patógenos. Sendo assim, objetiva-se com o presente trabalho testar se a adição de IGF-I ao meio de cultivo, na ausência de SFB, é capaz de manter na raça Nelore taxas de blastocisto semelhantes a aquelas obtidas em meios de cultivo com SFB. Para tanto, oócitos de vacas Nelore provenientes de abatedouros serão maturados por 22-24h a 39 ºC em 5% de CO2 em ar, A fecundação será realizada com sêmen congelado proveniente de touro da raça Nelore. Os embriões obtidos da fecundação serão divididos em quatro grupos experimentais de acordo com o meio de cultivo: Grupo 1 (5% SFB + 0 ng/ml IGF-I); Grupo 2 (5% SFB + 100 ng/ml IGF-I); Grupo 3 (0% SFB + 0 ng/ml IGF-I); Grupo 4 (0%SFB+100 ng/ml de IGF-I). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)