Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre o uso de parques da cidade de sao paulo; aplicacao de tecnicas de pesquisa dos estudos de comportamento-ambiente para espacos livres de edificacao e comparacoes com experiencias de osaka..

Processo: 06/56135-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 17 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Paisagismo
Pesquisador responsável:Silvio Soares Macedo
Beneficiário:Rogério Akamine
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/56623-2 - Os sistemas de espaços livres e a constituição da esfera pública contemporânea no Brasil, AP.TEM
Assunto(s):Parques   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espaco Livre | Osaka | Parques | Publico-Privado | Sao Paulo

Resumo

Na elaboração de projeto de espaço livre de edificação, não bastam apenas criatividade e experiências pessoais, mas é preciso também tomar ciência dos aspectos revelados por seus usuários. Os parques urbanos são importantes unidades de espaço livre de edificação, onde atividades de lazer ao ar livre, socialização e contato com cenários naturais podem ser proporcionados satisfatoriamente quando a configuração espacial é adequada às condições de uso. O poder público tem se associado à iniciativa privada para prover espaços livres em grandes cidades do mundo. Por isso, evitar erros de projeto toma-se cada vez mais desejável em beneficio da população. Nossa pesquisa sobre grandes espaços livres resultantes de parcerias público-privadas desenvolvida em Osaka, Japão, esclarece quais foram os benefícios trazidos para os vizinhos quanto à possibilidade de usufruir o espaço livre oferecido e quanto ao significado relativo no contexto de vizinhança. Foram aplicadas técnicas de pesquisa dos Estudos de Comportamento-Ambiente, ou seja, observação sistemática, distribuição de questionários e realização de entrevistas com usuários. A presente pesquisa visa à aplicação da metodologia utilizada em Osaka para parques de São Paulo, a fim de se esclarecer a relação entre o desenho do espaço livre e seu uso, e então, poder subsidiar projetos futuros, estimular outras pesquisas e fundamentar o ensino de arquitetura e urbanismo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)