Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo fitoquimico e da atividade tripanocida dos metabolitos secundarios das raizes de baccharis dracuncufolia dc (asteraceae).

Processo: 02/03493-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Jairo Kenupp Bastos
Beneficiário:Paula Carolina Pires Bueno
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

Baccharis dracunculifolia, conhecida vulgarmente por "alecrim do campo" e "vassoura" é um arbusto encontrado principalmente em áreas de cerrado que possui grande importância na medicina popular e por ser a principal espécie utilizada pelas abelhas (Apis mellifera) na elaboração de própolis "verde". Este própolis, extremamente valorizada pela indústria farmacêutica, possui atividades antitumoral, antimicrobiana, antiinflamatória e tripanocida. Devido ao uso popular de B. dracunculifolia, á escassez de estudos fitoquímicos e as atividades biológicas descritas para a própolis "verde" propõe-se neste projeto o estudo fitoquímico e da atividade tripanocida dos metabólitos secundários das raízes de B. dracunculifolia. Para tanto, será obtido o extrato bruto hidroalcoólico das raízes, que será submetido a diversos processos de fracionamento cromatográfico no intuito de isolarem-se os principais metabólitos secundários presentes. Estes metabólitos, após identificados por meio de técnicas espectrométricas, juntamente com o extrato bruto obtido serão avaliados frente à atividade tripanocida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)