Busca avançada
Ano de início
Entree

Hipertensao e exercicio: custos do tratamento ambulatorial, antes e apos a adocao da pratica regular e orientada de atividades fisicas.

Processo: 04/01431-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Henrique Luiz Monteiro
Beneficiário:Livia Maria de Castro Rolim
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade física   Hipertensão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Fisica | Hipertensao Arterial | Tratamento Ambulatorial

Resumo

O objetivo do projeto é reunir informações sobre o custo do tratamento de portadores de hipertensão arterial acompanhados em ambulatório, em dois momentos distintos, a saber: doze meses antes de serem submetidos a rotina regular de exercícios físicos, e doze meses após tal intervenção. O trabalho será realizado junto ao Núcleo de Saúde "Otávio Rasi", Bauru-SP A população local acometida pelos agravos em questão constitui o universo de 363 pessoas devidamente cadastradas e acompanhadas pela referida unidade de saúde. Para o estudo, serão acompanhados os registros dos prontuários clínicos de 50 pacientes que aderiram ao Projeto Hipertensão, parceria do Departamento de Educação Física da Unesp - Bauru, com a Secretária de Saúde do Município de Bauru. A solicitação de exames laboratoriais são feitas pelo corpo médico do ambulatório para acompanhamento e controle das condições de saúde antes e durante a intervenção. A atuação do Professor de Educação Física na equipe de trabalho do consiste na programação e supervisão das atividades físicas a serem realizadas pelos pacientes, de acordo com o III Consenso da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial de 1998. Os valores referentes às consultas médicas, exames clinico laboratoriais medicamentos prescritos e demais despesas de tratamento serão armazenadas nos dois momentos e transformadas em recursos financeiros empregados no tratamento dos pacientes, antes e após a intervenção supra mencionada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)