Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexos de cobre-dipeptidio como modelos para interacoes moleculares de interesse biologico: estudos por ressonancia paramagnetica eletronica.

Processo: 05/54972-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Antonio José da Costa Filho
Beneficiário:Luís Guilherme Mansor Basso
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ligações de hidrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complexos Cobre-Dipeptideos | Interacao Cation-Pi | Interacao De Troca | Ligacoes De Hidrogenio

Resumo

No presente projeto é proposto o estudo de monocristais de complexos do íon Cu(II) com os dipeptídeos glicil-tirosina e fenilalanil-alanina, ambos portadores de cadeias laterais com estruturas aromáticas, através da técnica de Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE). Esses complexos servem de modelos simples para situações muito mais complicadas observadas em metaloproteínas. Nesses monocristais, os íons Cu(II) encontram-se magneticamente acoplados por interações de super troca mediadas por uma diversidade de caminhos químicos (ligações de hidrogênio, pontes carboxilato, empilhamento de anéis e interações cátion-pi). O objetivo final dessas investigações é avaliar as magnitudes dos acoplamentos por interações de super troca e relacioná-las aos respectivos caminhos químicos, findando com uma caracterização da eficiência desses caminhos na transferência eletrônica. Para isso, passaremos por etapas como: crescimento dos monocristais, medidas de RPE em duas freqüências de microondas (9 e 35 GHz) e em três planos cristalinos, simulação dos espectros obtidos para obtenção da variação angular do tensor giromagnético e das larguras de linhas, cálculo da magnitude dos acoplamentos e estabelecimento da correlação estrutura-acoplamentos magnéticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)