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Percepção do aluno de fonoaudiologia sobre a influência televisiva no comportamento da clientela infantil

Processo: 08/06314-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Dagma Venturini Marques Abramides
Beneficiário:Maristela Aparecida Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento   Crianças   Televisão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento infantil | influência televisiva | terapia fonoaudiológica | Fonoaudiologia

Resumo

A influência televisiva no comportamento da criança é percebida nas escolas pelos professores e muitas vezes é utilizada para facilitar a interação entre eles e até para tornar a aula mais agradável e atraente para os alunos. Estudos indicam que a televisão transformou-se em referência simbólica dos sujeitos contemporâneos e, como o meio de comunicação preferido pelas crianças que a assistem, em média, três horas e cinquenta e sete minutos por dia. Aspectos positivos e negativos são apontados e o grande desafio para pais e educadores é promover, na criança, a visão crítica desta interatividade. Este estudo pretende verificar a frequência com que a clientela infantil da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) assiste à televisão, bem como os tipos de programações preferidas e a percepção do aluno-terapeuta dessa clínica sobre a influência da televisão no comportamento da criança e a repercussão desta influência na terapia fonoaudiológica. Consistirá em entrevista com as crianças e com os alunos por meio de questionários elaborados pela pesquisadora; o questionário dos alunos conterá seis perguntas sobre a programação televisiva atual e a influência da televisão, sendo cinco perguntas objetivas e uma discursiva; o questionário das crianças será composto de cinco perguntas sobre o que elas assistem na televisão, a frequência e restrições impostas pelos pais; serão selecionados os alunos que realizam estágios supervisionados de terapia fonoaudiológica bem como sua clientela infantil. Quando couber, a análise estatística será realizada por profissional da área. (AU)

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