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Mapas do conhecimento como ferramenta para a gestão do conhecimento.

Processo: 08/07100-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Marta Lígia Pomim Valentim
Beneficiário:Cristiane Luiza Salazar Garcia
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão do conhecimento   Universidades   Mapas conceituais   Conhecimento científico   Produção científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conhecimento cientifico | Gestão do conhecimento | Mapas conceituais | Mapas de conhecimento | produção científica | universidades | Gestão da Informação e do Conhecimento

Resumo

O desafio das organizações quanto a tornarem válido e acessível o que elas sabem é umas das preocupações que norteiam esse trabalho. A gestão do conhecimento (GC) utiliza modelos, métodos, técnicas, instrumentos e ferramentas com o objetivo de propiciar uma cultura positiva em relação à geração, socialização e uso de conhecimento, bem como para elaborar a sistematização do conhecimento, tornando-o assim disponível para acesso e uso. Entre os modelos utilizados para esta sistematização têm-se os 'mapas de conhecimento' que propiciam a organização conhecer quem gera conhecimento, de que forma é gerado e como ele pode ser usado em benefício da organização. Assim o enfoque principal deste trabalho é conhecer exaustivamente os mapas de conhecimento, seu funcionamento e aplicação no âmbito organizacional. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descriva-exploratória, cujo método aplicado será a triangulação, que utiliza diferentes técnicas para a coleta de dados na realidade observada da pesquisa. Inicialmente, se buscará na literatura nacional e internacional o aprofundamento do tema, bem como os relatos da aplicação de tal modelo. Posteriormente, espera-se a partir da pesquisa de campo recolher subsídios suficientes para sustentar uma proposta de construção de um mapa do conhecimento para uma organização de ensino superior. Os 'mapas de conhecimento' podem garantir uma maior precisão em relação às respostas informacionais, além de garantir maior confiabilidade e consistência aos conteúdos recuperados pelas pessoas que atuam em uma determinada organização.

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