Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de pneumonia aspirativa em autopsias

Processo: 07/51267-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Hugo Hyung Bok Yoo
Beneficiário:Luiz Mario Baptista Martinelli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Pneumonia aspirativa   Autopsia   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspiracao | Autopsias | Fatores De Risco | Pneumonia Aspirativa | Pneumonia Hospitalar | Pneumonia Nosocomial

Resumo

Pneumonia nosocomial (PN) é definida como o desenvolvimento de pneumonia (PNM) pelo menos 48 h depois de hospitalização e não incubada no momento da admissão. Atualmente, é a infecção nosocomial mais comum. Dentre as PN, há a pneumonia aspirativa (PA), que se segue à aspiração da orofaringe e/ou do conteúdo gástrico em pacientes que apresentam alteração de consciência, disfagia e obstrução intestinal. A colonização da orofaringe por Gram-negativos é importante na patogenia da PA. Os principais agentes envolvidos na subversão da microbiota da orofaringe são: coma, alcoolismo, Diabetes Mellitus, doença pulmonar, uso de antibiótico e tubo nasogástrico ou endotraqueal. A posição supina no leito, a nutrição enteral e instrumentação dos tratos respiratório e gastrointestinal estão entres as causas contributivas para PA, idosos, gestantes, portadores de refluxo gastroesofágico, obesos, pacientes debilitados e aqueles submetidos à cirurgia de urgência apresentam maior risco de aspiração. Serão analisadas 260 laudos de autópsias e prontuários de pacientes que morreram de ou com PN no período de janeiro de 1999 a dezembro de 2006. Destes, 34 apresentam PA. Os objetivos são: determinar a prevalência de PN em autópsias; identificar os fatores de risco relacionados à PN e PA; correlacionar os achados anátomo-patológicos de diversas topografias com a ocorrência de PA; Identificar fatores prognósticos relacionados à PA fatal e PA não fatal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZ MÁRIO BAPTISTA MARTINELLI; PAULO JOSÉ FORTES VILLAS BOAS; THAIS THOMAZ QUELUZ; HUGO HYUNG BOK YOO. Determinantes morfológicos de prognóstico em pneumonia nosocomial: um estudo em autópsias. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 36, n. 1, p. 51-58, . (07/51267-6)