Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise do posicionamento etico de estudantes de enfermagem e de medicina diante de uma situacao de dilema - antes e apos o conhecimento da disciplina de bioetica e conteudos dos cursos...

Processo: 06/50207-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Medicina Legal e Deontologia
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Guimarães
Beneficiário:Rubia Paixao Benedicto
Instituição Sede: Centro Universitário Claretiano. Ação Educacional Claretiana (EDUCLAR). Batatais , SP, Brasil
Assunto(s):Paternalismo   Autonomia   Bioética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alunos De Graduacao | Autonomia | Bioetica | Dilema | Paternalismo | Postura Etica

Resumo

Acredita-se que, no Brasil, haja uma tendência paternalista da sociedade no que tange a revelação de situações diagnósticas e prognósticas desfavoráveis ao indivíduo doente e seus familiares, um dilema bioético comum à população em geral e aos profissionais da saúde. Nesse sentido, seria de grande interesse conhecer qual é o posicionamento de alunos de cursos da Saúde ao ingressarem na graduação, pois ainda podem ser considerados como portadores da opinião comum da população geral e, após terem contato com conteúdos específicos dos cursos de graduação podem passar a apresentar uma postura crítica mais próxima daquela do profissional de saúde atuante. Assim, a proposta deste estudo é avaliar se há mudanças na postura ética de estudantes de Enfermagem e de Medicina, antes e após o contato com conteúdos desses diferentes cursos da Saúde. Deverão ser analisadas posturas paternalistas ou autonomistas frente a uma situação de dilema ético determinada, a saber, a revelação ou não do diagnóstico/prognóstico de doenças com evolução sabidamente desfavoráveis e eminentemente letais (como por exemplo, as neoplasias e HIV/AIDS). As populações a serem pesquisadas, que tenham tido contato ou não com a disciplina Bioética, contam com cerca de 1500 alunos, sendo: 400 alunos de Enfermagem da EERP-USP, do 1º ao 4º ano; 480 alunos de Enfermagem do CEUCLAR de Batatais, do 1º ao 4º ano; 600 alunos de Ciências Médicas da FMRP-USP, do 1° ao 6º ano. Esta pesquisa visa obter dados ainda ausentes na literatura da área que serão de interesse no direcionamento da formação ética e bioética de profissionais da Saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)