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Habilidades comunicativas verbais em pais de crianças com desenvolvimento típico de linguagem de 6 a 8 anos de idade

Processo: 09/01528-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Lopes-Herrera
Beneficiário:Gyovanna Junya Klinke Ferraro
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Desenvolvimento da linguagem   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento de linguagem | Fonoaudiologia | Habilidades comunicativas verbais | Interação pais e crianças | Linguagem | pragmática | Linguagem

Resumo

O ser humano necessita da interação com seus pares como meio de estimulação e modelo de comunicação. O desenvolvimento da linguagem é afetado pela maneira como se fala com a criança, havendo relação entre a produção verbal dos pais e o desempenho comunicativo de seus filhos. O uso da linguagem, tal como o nome indica, liga-se à capacidade de usar a linguagem em situações de comunicação como nas diárias, na interação de pais e filhos. O objetivo principal deste trabalho é verificar, levantar e descrever as habilidades comunicativas verbais utilizadas pelos pais de crianças com desenvolvimento típico de linguagem de 6 a 8 anos de idade, em situação de interação com seus filhos. Serão participantes deste estudo 10 díades de pais e crianças com desenvolvimento típico de linguagem de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 8 anos. Os procedimentos seraõ submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e os participantes assinarão um termo de consentimento livre e esclarecido. Na coleta de dados, serão realizadas gravações em meio digital (gravadora digital) de cada criança em interação em situação lúdica com um dos pais (pai ou mãe), com a duração de 30 minutos. Após a coleta, as gravações serão transcritas na íntegra e de forma literal, sendo feita a classificação das habilidades comunicativas verbais (HCV) da díade comunicativa (pai-criança ou mãe-criança). Para a transcrição e classificação das HCV, será utilizado um protocolo específico, em que constam dados sobre identificação do sujeito e do observador, data da filmagem, número e duração da fita e número da transcrição e número da folha de registro. Em seguida, há quatro colunas, dispostas da seguinte forma: interlocutor, transcrição, HCV utilizadas (siglas) e a função comunicatva de cada habilidade. Para análise de dados, as HCV serão classificadas e categorizados de forma quantitativa e qualitativa, para que se analise a freqüência de aparecimento das HCV de ambos os interlocutores (pai ou mãe e criança). Será realizada a avaliação interobservadores independentes (a pesquisadora será o observador 1 e haverá um outro observador treinado que será o observador 2). A concordância entre os observadores será analisada pela técnica ponto a ponto no total geral e no total de cada habilidade e calculada dividindo-se o número de concordâncias somado ao de discordâncias pelo número de concordâncias e multiplicando este resultado por 100. Serão considerados fidedignos os dados com, no mínimo, 75% de concordância.

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