Bolsa 19/24348-2 - Desenvolvimento da linguagem, Habilidades sociais - BV FAPESP
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Habilidades pragmáticas em crianças com e sem distúrbios de linguagem: análise linguística e cultural

Processo: 19/24348-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 28 de janeiro de 2020
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Shelly Lagus
Supervisor: Talita Maria Fortunato-Tavares
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: City University of New York (CUNY), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/25704-1 - Proposta de questionário para a investigação das habilidades comunicativas de crianças com desenvolvimento típico e com distúrbios do Espectro do Autismo, BP.IC
Assunto(s):Desenvolvimento da linguagem   Habilidades sociais   Comunicação   Transtornos da linguagem   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento de linguagem | Habilidades Comunicativas | Marcadores de multiculturais | Habilidades Pragmáticas

Resumo

O objetivo do primeiro estudo é mapear habilidades pragmáticas (como iniciativa de comunicação, interatividade da comunicação, uso de meios comunicativos, diversidade funcional, habilidades discursivas e adaptação sócio-comunicativa) de crianças com distúrbios de linguagem infantil e crianças com desenvolvimento típico. As perguntas incluídas no questionário foram baseadas em protocolos existentes, especialmente o Perfil Comunicativo Funcional e a Lista de Verificação do Comportamento do Autismo. O objetivo específico foi verificar a sensibilidade de um questionário simples, a ser respondido pelos pais e profissionais, que visa identificar as diferentes manifestações pragmáticas de crianças com distúrbios de linguagem e desenvolvimento típico. Os resultados do primeiro estudo revelaram que o questionário mapeia os diferentes grupos de crianças (com e sem distúrbios de linguagem). A análise atualmente em andamento visa investigar se o questionário discrimina diferentes distúrbios de linguagem. Para isso, os dados de triagem estão sendo coletados e analisados. Dados preliminares sugerem diferenças nas respostas associadas a diferentes distúrbios. Durante a visita no Departamento de Ciências da Fala-Linguagem Auditiva do Lehman College, City University de Nova York, traduziremos e adaptaremos culturalmente o questionário ao inglês americano e coletaremos dados com famílias americanas. Esses dados permitirão comparações entre idiomas e culturas, aumentando ainda mais a relevância do questionário desenvolvido e nosso conhecimento sobre as habilidades pragmáticas de crianças com e sem distúrbios de linguagem. (AU)

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