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Levantamento das habilidades comunicativas verbais apresentadas por adultos disfluentes

Processo: 06/06221-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Lopes-Herrera
Beneficiário:Gessyka Gomes Marcandal
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da comunicação   Comunicação   Gagueira   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao | Gagueira | Transtornos Da Comunicacao | Linguagem

Resumo

A linguagem é um código, um sistema convencionado e arbitrário de signos utilizada para comunicar e expressar idéias. As funções da linguagem envolvem a interação e regulação entre falantes e ouvintes. Os tipos de mensagens que um indivíduo se utiliza para se fazer entender são as chamadas habilidades lingüísticas. Estas, por sua vez, podem ser verbais e não verbais. O objetivo deste trabalho é levantar o perfil destas habilidades comunicativas verbais apresentadas por indivíduos disfluentes, ou seja, indivíduos que possuem uma quebra no fluxo contínuo e suave da produção da fala e que, conseqüentemente não conseguem passar suas mensagens adequadamente. Serão participantes deste estudo 30 indivíduos disfluentes, sendo 15 adultos e 15 crianças. Será utilizado um protocolo de marcação dos dados baseado nas habilidades comunicativas verbais (HCV) descritas por Lopes (2000) para a verificação destas habilidades comunicativas. Os procedimentos serão gravados em fita de vídeo e em mini disco (MD) para posterior transcrição e análise. Será feita análise quantitativa e qualitativa dos dados. Após o preenchimento do protocolo, será feita uma análise geral do perfil de HCV dos participantes das seguintes perspectivas: no caso de indivíduo adulto, será feita análise da perspectiva do próprio indivíduo e do pesquisador; no caso de crianças, a análise será realizada da perspectiva dos pais ou responsáveis e do pesquisador. Em seguida à análise geral, será feita uma análise comparativa entre as diferentes formas de coleta de dados: no caso dos adultos, comparação entre a visão dos próprios participantes e do pesquisador; no caso das crianças, comparação entre a visão dos pais e a do pesquisador. (AU)

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