Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de filmes ferroeletricos nanoestruturados de ba1-xcxtio3 e baxryti1-yo3 produzidos por evaporacao com canhao de eletrons.

Processo: 04/11905-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Antônio Carlos Hernandes
Beneficiário:Fábio Simões de Vicente
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/09722-9 - Materiais ferroelétricos: fenomenologia, propriedades e caracterização, AP.TEM
Assunto(s):Materiais nanoestruturados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filmes Fios | Materiais Nanoestruturados | Titanato De Bario-Calcio | Titanato De Bario-Zirconio

Resumo

Nesse projeto, três abordagens são propostas: 1) a produção de materiais nanoestruturados ferroelétricos de Ba1-xCaxTiO3 e BaZryTi1-yO3 na forma de filmes finos produzidos por canhão de elétrons; 2) estudo das propriedades ferroelétricas e dielétricas em função da composição, espessura do filme e tamanho de grão controlado por taxa de deposição e temperatura do substrato; 3) estudo das propriedades ópticas, explorando a transparência destes materiais na forma de filmes. Na produção dos corpos cerâmicos para serem evaporados, algumas metodologias serão usadas: produção de corpos cerâmicos por sinterização tradicional, ou sinterização a laser; e produção de alvos por misturas preparadas pelo método de Pechini. As características únicas de materiais nanoestruturados, como grãos ultrafinos e alta densidade de defeitos, faz com que fenômenos associados ao tamanho e contornos de grão sejam evidenciados. Portanto, o estudo das propriedades desses materiais é de fundamental importância científica. Portanto iniciar o estudo com o titanato de bário é interessante, pois este material apresenta uma estrutura cristalina simples e suas propriedades podem ser controladas tanto pela introdução de elementos dopantes como Ca2+ e Zr4+ na sub-rede catiônica, como pelo controle de propriedades, como cristalinidade e tamanho de grão por meio da técnica de deposição de filmes por canhão de elétrons. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)