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Desempenho perceptual auditivo de crianças no tocante à identificação de contrastes fonológicos entre as oclusivas do português brasileiro

Processo: 10/00757-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Ana Elisa Falavigna
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/61816-4 - Produção e percepção da fala na aquisição incompleta de contrastes fônicos em crianças falantes do português brasileiro, AP.JP
Assunto(s):Crianças   Percepção da fala   Percepção olfatória   Fonética acústica   Fonologia   Português do Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crianças | Fonética Acústica | Percepção de Fala | fonética acústica

Resumo

Pesquisas sobre a percepção de fala em crianças tem descrito que a acurácia em discriminar contrastes fonológicos de sua língua nativa ocorre entre 2 e 7 anos de idade, sugerindo que o desenvolvimento perceptual da criança se dá de maneira gradual. No entanto, não temos conhecimento de uma descrição mais detalhada na literatura sobre como se sucede essa aquisição perceptual de forma gradativa. Ou seja, quais contrastes fonológicos são primeiramente percebidos, quais classes de sons podem favorecer ou não esta percepção e, ainda, no interior de uma mesma classe de sons, quais os contrastes entre os segmentos que podem ou não favorecer sua percepção. Nesse sentido, a proposta do presente estudo é a de investigar o desempenho perceptual auditivo de crianças entre 4 e 5 anos de idade no tocante à identificação de contrastes fonológicos entre as oclusivas do Português Brasileiro (doravante PB). Participarão deste estudo pelo menos 30 crianças, de ambos os sexos, que freqüentam o nível II (crianças com idades entre 4 e 5 anos) da Escola Municipal de Educação Infantil Sítio do Pica-pau Amarelo, da cidade de Marília (SP). Primeiramente, todas as crianças passarão por uma triagem auditiva a fim de se descartar problemas otológicos e/ou auditivos, que possam interferir no desempenho perceptual das crianças. O estímulo que será utilizado no experimento de percepção consistirá de palavras dissilábicas paroxítonas, possivelmente familiares às crianças, contendo as oclusivas na posição acentuada. Com o auxílio do software PRAAT, tais palavras serão extraídas de uma frase veículo produzidas por um falante típico do PB. O experimento de percepção consistirá na elaboração de um teste de identificação, onde os sujeitos, individualmente, escutarão uma das palavras que constitui um par mínimo, e terá que decidir e indicar qual é a gravura correspondente à palavra apresentada, dentre as duas possibilidades de gravuras que serão dispostas na tela do computador. Serão utilizados fones de ouvidos acoplados a um computador contendo o software PERCEVAL, numa cabine acústica instalada no interior da EMEI. O número de acertos na identificação dos estímulos; o tempo de apresentação dos estímulos; assim como o tempo de resposta dos sujeitos serão computados automaticamente pelo software PERCEVAL. Subsídios teórico-metodológicos extraídos de estudos lingüísticos sobre o desenvolvimento da percepção da fala, especialmente no que diz respeito à percepção de contrastes fonológicos, serão priorizados na análise dos dados. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LARISSA CRISTINA BERTI; ANA ELISA FALAVIGNA; JÉSSICA BLANCA DOS SANTOS; RITA APARECIDA DE OLIVEIRA. Desempenho perceptivo-auditivo de crianças na identificação de contrastes fonológicos entre as oclusivas. J. Soc. Bras. Fonoaudiol., v. 24, n. 4, p. 348-354, . (06/61816-4, 10/00757-6)