Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes sociais, jovens e mercado de trabalho na Região Metropolitana de São Paulo

Processo: 04/10220-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Nadya Araujo Guimarães
Beneficiário:Maria Inês Caetano Ferreira
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14342-9 - Centro de Estudos da Metrópole (CEM), AP.CEPID
Assunto(s):Sociologia do trabalho   Mercado de trabalho   Trabalho informal   Desemprego   Jovens   Redes sociais (grupos sociais)   Região metropolitana   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desemprego | Jovens | Mercado De Trabalho | Redes Sociais

Resumo

O grupo dos jovens é o mais afetado pelo fenômeno do desemprego. A gravidade do fenômeno desperta a atenção da sociedade e de autoridades, que desenvolvem políticas públicas como medidas de enfrentamento. Este projeto de pesquisa tem como base os resultados da pesquisa de doutoramento e de uma realizada no âmbito do Centro de Estudos da Metrópole, coordenada pela Profa. Dra. Nadya Guimarães. Elas atestam que os jovens ingressam no mercado de trabalho muito cedo, em ocupações precárias, no mercado informal. Segundo os jovens, um dos principais problemas para eles conseguirem uma colocação no mercado formal, após os 16 anos, é a dificuldade de comprovar a experiência anterior. Este projeto de pesquisa se propõe a investigar os mecanismos de busca da saída do desemprego pelos jovens. Tal investigação, porém, irá focar o estudo no papel das redes sociais, pois os resultados das duas pesquisas revelam que os jovens tendem a conseguir uma colocação por meio da indicação de amigos, parentes e conhecidos. Desse modo, consideramos fundamental compreender o significado dessas redes, o modo como elas são organizadas, o tipo de apoio que podem oferecer aos seus integrantes e as representações dos jovens acerca das redes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)